Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 24 de junho de 2011


Žižek é um dos principais filósofos da atualidade. Recentemente esteve no Brasil para lançar os livros Em defesa das causas perdidas e Primeiro como tragédia, depois como farsa.

Hyperlink para baixar e ouvir o programa

Anderson Santos

Para todo o Periscópio da Mídia, programa veiculado na Rádio Unisinos FM, elaboramos uma pauta com os assuntos que vimos e ouvimos ao longo da semana de forma a se discutir na quinta-feira ’a indústria da comunicação social de cabeça baixo”. Porém, o programa desta semana foi surpreendido pelo Twitter: por que o filósofo esloveno Salvoj Žižek aparecia nos TTs como um dos assuntos mais citados?

O programa seguia a pauta como o elaborado. O primeiro assunto foi o mandado de segurança da Folha de São Paulo para que a Secretaria de Comunicação do Governo federal detalhasse a distribuição das verbas de publicidade do governo. Mas o governo de São Paulo, por exemplo, assina tanto Folha quanto Estadão sem licitação e nada se questiona sobre...

Depois desse assunto, os jornalistas Bruno Lima Rocha, Anderson Santos, Eduardo Menezes e o estudante de Jornalismo Dijair Brilhantes informaram sobre o resgate por livros e através da internet de jornais que fizeram história na época da ditadura militar, casos do Movimento e do Versus.

No intervalo do programa se percebeu a presença de Žižek nos Trending Toppics do Twitter. Para atiçar ainda mais a nossa curiosidade, os tuítes traziam informações sobre a cantora pop Lady Gaga? O que os dois teriam a ver?

A edição desta quinta-feira (23 de junho) trataria ainda da ameaça da Globo de romper contrato com a Unesco, no “Criança Esperança”, por conta da publicação de um estudo sobre o ambiente regulatório do Brasil, que disse o que “todos” sabiam: o mercado oligopólico da mídia e o predomínio da TV Globo na audiência televisiva.

Além disso, ainda falamos sobre o fato de a Igreja Universal do Reino de Deus ser a responsável por 25% do lucro da Rede Record em 2010, através do pagamento de R$ 482 milhões por seis horas na programação diária.

Mas não tivemos como não destacar o assunto do Twitter. Pesquisando mais um pouco, soubemos que um jornal estadunidense publicou que Gaga teria tido uma conversa com o filósofo sobre feminismo e capacidade de criação coletiva. A partir daí, tudo é boato, mas o suficiente para colocar um dos mais críticos e realistas filósofos do mundo como destaque numa das principais redes sociais do planeta, que pela primeira vez “pautou” o nosso programa.

Para ouvir a nossa surpresa perante o assunto e também as nossas análises e críticas sobre Folha, Estadão, Record e Globo, mais as informações sobre a mídia alternativa produzida durante a ditadura, basta acessar clica aqui.


PROGRAMA

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Cepos, que está vinculado ao PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - após aprovação em editais.

O programa é transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3 e pelo site www.unisinos.br/radio todas as quintas-feiras às 20h, com retransmissão às 21h do domingo.

O Periscópio também é distribuído por e-mail para ser ouvido e baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres de todo o Brasil.





« voltar





O Senado esquarteja os direitos dos trabalhadores
2017-07-19 22:54:53

Comentário sobre a sessão de comissão de constituição de justiça da Câmara
2017-07-19 22:52:29

A encruzilhada do relator da CCJ na denúncia contra Temer
2017-07-06 09:05:13

Temer como alvo da denúncia da PGR por crime comum
2017-07-05 09:37:31

O envio da denúncia do procurador Rodrigo Janot para o supremo e o despacho imediato do ministro relator da Lava-Jato, Fachin
2017-07-01 08:19:18

Desmontando os factoides da segurança de Estado ou da ausência da contra-inteligência nas instituições
2017-06-26 19:57:28

A Operação Mãos Limpas, versão brasileira e suas disputas internas
2017-06-21 11:00:14

A suposta orientação do Planalto para a ABIN espionar o ministro Fachin do STF
2017-06-14 17:26:57

Análise radiofônica para o Jornal dos Trabalhadores - a permanência de Temer após o resultado no TSE
2017-06-12 18:47:29

As manobras parlamentares e a tentativa de salva o governo Temer
2017-06-05 16:17:46