Mas antes de adentrar nas pautas, os jornalistas Anderson Santos e Eduardo Menezes e o estudante de Jornalismo Dijair Brilhantes comentaram a abertura de inquérito contra Rafinha Bastos, humorista e jornalista dos programas CQC e A Liga (Band), por piada sobre estupro. Qual o limite entre a piada e o preconceito?
Falando em limites. O presidente da CBF Ricardo Teixeira foi o protagonistas de muitas matérias ao longo dos últimos dias por conta de um perfil escrito a edição deste mês da revista piauí. Nele, Teixeira parece seguir a sinceridade de Andrés Sanchez (e seus amigos gangsteres) ao chegar a dizer que só iria se preocupar com denúncias quando saíssem no Jornal Nacional. A Record está fazendo matérias frequentes sobre ele, mas se a emissora tivesse adquirido os direitos de transmissão do Brasileirão estaria batendo tanto?
Outro assunto futebolístico foi a crítica do técnico da Seleção, Mano Menezes, contra em especial à Revista Veja, que no final do mês passado teve uma capa em que Neymar foi fotografado como rei. Curiosamente, com as más atuações na Copa América de todo o time, as críticas, inclusive de Galvão Bueno e cia., foram direcionadas para o jogador.
Por fim, debateu-se dois textos que criticam a forma como os governos petistas atuam na área da comunicação. O professor da UFRJ Marcos Dantas chega a afirmar que os “Governos do PT enterram de vez o regime público das comunicações. Já o professor da UFES Bajonas Teixeira faz uma análise sobre as mudanças feitas no Plano Nacional de Banda Larga após pressões das empresas de telecomunicações. De R$ 15,00 se passou a R$ 35,00 e por uma internet que só permitiria, por exemplo, ver uma hora e meia de vídeos no Youtube por mês. Além disso, como manter um espaço de publicações (site ou blogs) com velocidade tão baixa?
Para ouvir, baixar e/ou reproduzir este programa, basta clicar aqui.
PROGRAMA
O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Cepos, que está vinculado ao PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - após aprovação em editais.
O programa é transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3 e pelo site www.unisinos.br/radio todas as quintas-feiras às 20h, com retransmissão às 21h do domingo.
O Periscópio também é distribuído por e-mail para ser ouvido e baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres de todo o Brasil.