Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 14 de julho de 2011


O que acontece quando se juntam torcedores de times diferentes num programa com duas pautas sobre futebol? No Periscópio da Mídia, há discussões que põem a “indústria da comunicação social de cabeça para baixo”.

Hyperlink para ouvir e baixar o programa

Anderson Santos

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça para baixo”, programa da Rádio Unisinos 103.3 FM, foi ao ar na última quinta-feira (14) destacando pautas sobre a Seleção brasileira de futebol masculino, e seu polêmico presidente, e análises sobre as políticas de comunicação sob governos petistas.

Mas antes de adentrar nas pautas, os jornalistas Anderson Santos e Eduardo Menezes e o estudante de Jornalismo Dijair Brilhantes comentaram a abertura de inquérito contra Rafinha Bastos, humorista e jornalista dos programas CQC e A Liga (Band), por piada sobre estupro. Qual o limite entre a piada e o preconceito?

Falando em limites. O presidente da CBF Ricardo Teixeira foi o protagonistas de muitas matérias ao longo dos últimos dias por conta de um perfil escrito a edição deste mês da revista piauí. Nele, Teixeira parece seguir a sinceridade de Andrés Sanchez (e seus amigos gangsteres) ao chegar a dizer que só iria se preocupar com denúncias quando saíssem no Jornal Nacional. A Record está fazendo matérias frequentes sobre ele, mas se a emissora tivesse adquirido os direitos de transmissão do Brasileirão estaria batendo tanto?

Outro assunto futebolístico foi a crítica do técnico da Seleção, Mano Menezes, contra em especial à Revista Veja, que no final do mês passado teve uma capa em que Neymar foi fotografado como rei. Curiosamente, com as más atuações na Copa América de todo o time, as críticas, inclusive de Galvão Bueno e cia., foram direcionadas para o jogador.

Por fim, debateu-se dois textos que criticam a forma como os governos petistas atuam na área da comunicação. O professor da UFRJ Marcos Dantas chega a afirmar que os “Governos do PT enterram de vez o regime público das comunicações. Já o professor da UFES Bajonas Teixeira faz uma análise sobre as mudanças feitas no Plano Nacional de Banda Larga após pressões das empresas de telecomunicações. De R$ 15,00 se passou a R$ 35,00 e por uma internet que só permitiria, por exemplo, ver uma hora e meia de vídeos no Youtube por mês. Além disso, como manter um espaço de publicações (site ou blogs) com velocidade tão baixa?

Para ouvir, baixar e/ou reproduzir este programa, basta clicar aqui.

PROGRAMA

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Cepos, que está vinculado ao PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - após aprovação em editais.

O programa é transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3 e pelo site www.unisinos.br/radio todas as quintas-feiras às 20h, com retransmissão às 21h do domingo.

O Periscópio também é distribuído por e-mail para ser ouvido e baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres de todo o Brasil.





« voltar





El poder del estamento jurídico en Brasil - columna en castellano
2018-05-13 20:33:01

A antecipação das lutas de 2019
2018-04-24 16:10:10

Columna en castellano, El fin de las ilusiones
2018-04-24 16:08:38

Nota gravada enquanto o ex-presidente Lula era levado de helicóptero para o aeroporto de Congonhas (O momento é grave, avança o Estado de Exceção)
2018-04-14 14:21:27

O avanço da propaganda fascista no país também como efeito da insubordinação institucional
2018-04-04 07:58:52

As práticas violentas das direitas políticas, antecipando a campanha presidencial e os conflitos
2018-04-04 07:56:32

Uma semana dos assassinatos de Marielle e Anderson e nada foi solucionado
2018-03-22 20:42:16

El asesinato de Marielle Franco - columna en castellano
2018-03-22 20:39:47

El avance de los fascistas otomanos en contra la Revolución del Kurdistán
2018-03-18 09:43:48

A pré candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e a aventura dos políticos mais à direita, refletindo o pouco apoio para a reeleição de Michel Temer
2018-03-12 09:21:02