Os jornalistas Bruno Lima Rocha, Anderson Santos, Eduardo Menezes e o estudante de Jornalismo Dijair Brilhantes iniciam o programa debatendo algumas informações sobre a crise que envolve o ministro Palocci. A acusação à mídia, desta vez, parece desmedida quando nem mesmo o ex-deputado federal nega o seu crescimento patrimonial. Já se seria ético ou não ele fazer consultoria estando em cargo público...
Na pauta seguinte, comenta-se a lista dos donos de emissoras de rádio e TV no Brasil, divulgada pelo Ministério das Comunicações no início desta semana. Além de nomes que todos sabiam, como o do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor (PTB-AL), outros 54 congressistas ou têm concessões ou possuem parentes com alguma. Além disso, o relatório aponta que um terço das rádios e TVs do país são comunitárias.
Para terminar, o programa traz informações sobre a crise na entidade que rege o futebol mundial, a Fifa, cujas eleições ainda assim ratificaram no poder o presidente Joseph Blatter. Ah, mas não esquecemos, ao contrário de uma empresa de comunicação ou outra, de lembrar que Ricardo Teixeira e João Havelange, segundo a BBC, tiveram que devolver à justiça suíça dinheiro de propina.
Para ouvir e baixar o programa desta semana, basta clicar aqui.
PROGRAMA
O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS) e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - apoio este conseguido através da aprovação em editais das entidades, resultado de concorrência através da elaboração de projetos.
O programa em 2011 é conduzido pelos jornalistas Anderson Santos, Bruno Lima Rocha e Eduardo Menezes, mais Cláudio Cunha Santos na técnica, e é transmitido todas as quintas-feiras às 20h na Rádio Unisinos FM 103.3, com retransmissão às 21h do domingo, e no site www.unisinos.br/radio. O Periscópio é distribuído para ser baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres.
Para se comunicar com a equipe do programa, enviando sugestões de pautas e formatos, críticas e reclamações, é só enviar e-mail para:periscopiodamidia@gmail.com.
Mande a sua sugestão de pauta e nos ajude na construção do programa também pelo Twitter, através do perfil @PeriscopioRadio, podendo ter seu comentário falado durante a gravação do Periscópio.