Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 02 de Junho de 2011


Há mais de três décadas o mapeamento dos sistemas e mercados de comunicação no Brasil é objeto de pesquisa permanente da academia e da sociedade civil.

Hyperlink para ouvir e baixar o programa

Anderson Santos

O programa da Rádio Unisinos FM “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” desta quinta-feira (02 de junho) debateu com maior profundidade a primeira grande crise do governo da presidenta Dilma Rousseff: o crescimento do patrimônio do ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci. Além desse assunto, debateu-se também a lista apresentada pelo Ministério das Comunicações com o nome dos donos de emissoras de rádio e TV do país, e a crise no futebol.

Os jornalistas Bruno Lima Rocha, Anderson Santos, Eduardo Menezes e o estudante de Jornalismo Dijair Brilhantes iniciam o programa debatendo algumas informações sobre a crise que envolve o ministro Palocci. A acusação à mídia, desta vez, parece desmedida quando nem mesmo o ex-deputado federal nega o seu crescimento patrimonial. Já se seria ético ou não ele fazer consultoria estando em cargo público...

Na pauta seguinte, comenta-se a lista dos donos de emissoras de rádio e TV no Brasil, divulgada pelo Ministério das Comunicações no início desta semana. Além de nomes que todos sabiam, como o do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor (PTB-AL), outros 54 congressistas ou têm concessões ou possuem parentes com alguma. Além disso, o relatório aponta que um terço das rádios e TVs do país são comunitárias.

Para terminar, o programa traz informações sobre a crise na entidade que rege o futebol mundial, a Fifa, cujas eleições ainda assim ratificaram no poder o presidente Joseph Blatter. Ah, mas não esquecemos, ao contrário de uma empresa de comunicação ou outra, de lembrar que Ricardo Teixeira e João Havelange, segundo a BBC, tiveram que devolver à justiça suíça dinheiro de propina. 

Para ouvir e baixar o programa desta semana, basta clicar aqui.

PROGRAMA

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS) e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - apoio este conseguido através da aprovação em editais das entidades, resultado de concorrência através da elaboração de projetos.

O programa em 2011 é conduzido pelos jornalistas Anderson Santos, Bruno Lima Rocha e Eduardo Menezes, mais Cláudio Cunha Santos na técnica, e é transmitido todas as quintas-feiras às 20h na Rádio Unisinos FM 103.3, com retransmissão às 21h do domingo, e no site www.unisinos.br/radio. O Periscópio é distribuído para ser baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres.

Para se comunicar com a equipe do programa, enviando sugestões de pautas e formatos, críticas e reclamações, é só enviar e-mail para:periscopiodamidia@gmail.com.

Mande a sua sugestão de pauta e nos ajude na construção do programa também pelo Twitter, através do perfil @PeriscopioRadio, podendo ter seu comentário falado durante a gravação do Periscópio.





« voltar





A estrutura do crime político e do Chaguismo que ainda impera no Estado do Rio
2017-11-21 15:12:58

A convenção estadual do PSDB paulista, a “escanteada” de Dória Jr. e o flerte do mercado com Jair Bolsonaro
2017-11-14 21:47:38

Panorama sobre os ataques do governo aos direitos conquistados
2017-11-14 21:45:57

A Amazon Log 17: manobras conjuntas das forças armadas do Brasil, Colômbia, Peru e o Comando Sul dos EUA
2017-11-10 11:42:29

As revelações dos Paradise Papers e a presença de registros de empresas vinculadas a ministros de Estado
2017-11-08 11:27:28

A votação no plenário da Câmara sobre a votação do plenário da Câmara que derrubou a denúncia contra Temer
2017-10-27 18:17:49

O custo do voto na Câmara Federal
2017-10-27 18:16:23

O fim da nova república e o ato de rasgar direitos constitucionais
2017-10-25 15:24:28

A permissão do Senado pelo retorno de Aécio Neves
2017-10-21 11:51:21

A denúncia de Lúcio Funaro a respeito da compra milionária de votos intermediados por Eduardo Cunha para afastar a ex-presidenta Dilma Roussef
2017-10-16 16:35:14