Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História, memória e historiografia.

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 13 de outubro de 2011


CQC sofre ameaça da produtora Quatro Cabezas de sair da Band com seus produtos, enquanto um programa policial da Paraíba mostrou cena grotesca e causou pedido do MP para cassar concessão da afiliada da Record. O problema é bem maior que o Rafinha Bastos.

Ouça e baixe o programa aqui.

Anderson Santos

A mídia continua a falar sobre o assunto e o programa da Rádio Unisinos 103.3 FM “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça para baixo” foi “obrigado” a voltar a comentar na última quinta-feira (14). Numa semana, Rafinha Bastos pediu demissão da Band e surgiu boato que a produtora do formato poderia sair da emissora. Independente das devidas críticas, é importante lembrar que ambos, programa e apresentador, teriam espaços em pelo menos outras duas empresas de televisão.

Os problemas específicos da Indústria Cultural no Brasil são reflexo da falta de uma regulação contemporânea, especialmente do setor do audiovisual. O exemplo mais atual desta necessidade é a ação do Ministério Público Federal para que a União casse a concessão da TV Correio, afiliada da TV Record na Paraíba. Após anunciar o assunto durante todo o programa policial Correio “Cidadão”, a emissora veiculou imagens de uma menina de 13 anos sendo estuprada. Como se a cena não fosse tão absurda, o programa passa no horário do almoço...

Para começar o segundo bloco, um áudio com a opinião de quem faz telejornalismo e radiojornalismo. Em entrevista ao programa de entrevistas “Agora é Tarde” (também produzido pela Quatro Cabezas na Band), Ricardo Boechat afirmou que o telejornal seria o programa que menos mudou nos últimos 30 anos, sendo muito careta.

Por fim, a última decisão judicial sobre a ação da Folha de S. Paulo contra o blog Falha de S. Paulo derrubou vários argumentos da empresa contra os blogueiros responsáveis, cujo espaço só não voltou ao ar por conta de uma promoção da revista Carta Capital, cujas assinaturas seriam pagas pelos responsáveis pelo site. Numa reunião de conciliação, a advogada do jornal “ofereceu” em troca da permissão de volta ao ar do blog a retirada de toda a sátira dele, fontes, logomarcas e imagens utilizadas pelo jornal.

NOVIDADE


Como o programa não para nem no intervalo, segue um link com uma discussão que não foi ao ar, sobre a importância da educomunicação, tendo como perspectiva a regulação dos meios de forma geral.

Se quiser nos ajudar construir o próximo programa, tecer críticas e/ou elogios, entre em contato através do Twitter (@PeriscopioRadio) ou por e-mail (periscopiodamidia@gmail.com).

PROGRAMA

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Cepos, que está vinculado ao PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - após aprovação em editais.

O programa é transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3 e pelo site www.unisinos.br/radio todas as quintas-feiras às 20h, com retransmissão às 21h do domingo.

O Periscópio também é distribuído por e-mail para ser ouvido e baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres de todo o Brasil.





« voltar





Primeiros impactos da lista de Janot a partir dos depoimentos da Odebrecht
2017-04-15 13:29:32

Brasil: la denuncia de 98 políticos profesionales nombrados en la lista de la Fiscalía
2017-04-15 13:23:23

Divisão internacional do trabalho
2017-04-03 16:49:06

Viralatismo e eurocentrismo
2017-04-03 16:47:11

A estrutura da corrupção e do poder no Brasil
2017-03-13 17:22:24

La criminalización de las oligarquías políticas brasileñas
2017-03-11 11:50:17

8 de março, dia de luta, uma reflexão solidária
2017-03-08 21:18:10

El depoimento de Marcelo Odebrecht a la Suprema Corte Electoral de Brasil
2017-03-04 16:55:57

La indicación del ministro de la Justicia del gobierno golpista para la Suprema Corte Brasileña
2017-03-04 16:33:54

Eleições equatorianas - entrevista ao programa Café Cultura - Rádio FM Cultura
2017-02-22 12:19:27