Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 15 de setembro de 2011


Sanção do agora ex-PLC 116 mostra o quanto o governo petista pretende agradar a gregos e troianos no Brasil, menos regular o audiovisual. Programa também tratou de ameaças a jornalistas alagoanos e petição pública de ex-funcionários da Manchete (foto).

Ouça e baixe o programa aqui.

Anderson Santos

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça para baixo”, programa da Rádio Unisinos 103.3 FM, foi ao ar nesta última quinta-feira (15) destacando pautas sobre a falta de interesse do governo de turno em regular a mídia, a sanção ao PLC 116 e como um grupo português de comunicação conseguiu entrar no mercado brasileiro – com proposta, inclusive, de aquisição do SBT.

Após duas semanas, o programa voltou a ter sua bancada completa, com os jornalistas Anderson Santos, Bruno Lima Rocha e Eduardo Menezes e o estudante de Jornalismo Dijair Brilhantes. No início, Anderson comentou as ameaças realizadas contra três jornalistas alagoanos numa mesma semana, com direito a discursos no plenário da Assembleia Legislativa contra, indiretamente, Niviane Rodrigues (Gazeta de Alagoas); monitoramento de ações de Ricardo Mota (TV Pajuçara/Tudo na Hora); e preparação de emboscada a Thiago Correia (TV Pajuçara). Mesmo nos dois maiores grupos de comunicação do Estado há coisas desse tipo, o que esperar contra os menores?

Em seguida, foi novamente comentado o protesto de de ex-funcionários da Manchete, que ainda lutam para conseguir os seus direitos trabalhistas do Grupo Ômega (Rede TV!), o qual havia se responsabilizado em arcar com as dívidas da antiga concessionária. A petição está no ar.

Regulações

Na noite da última terça-feira, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a revitalização da antiga Lei do Cabo, que passa agora a ter as mesmas características de difusões televisivas fechadas: sem limite de capital estrangeiro e com possibilidade da entrada das teles na distribuição de conteúdo. Além disso, a lei exige 30% de programação nacional, o que gera um novo mercado para a maior produtora de conteúdos no Brasil, a Rede Globo, e as 3h30 semanais de produção independente no horário nobre.

Enquanto acaba com a briga entre teles e teledifusores, ao menos no que tange à lei, Dilma teria dito que o único controle sobre a comunicação no Brasil é o remoto. Já o seu ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, até promete apresentar uma proposta de marco regulatório para consulta pública “e deixar o pau quebrar”. O parceiro de governo, PMDB já se declarou contra, caso do presidente do Senado José Sarney, dono de cerca de 70% dos mídias do Maranhão, que afirmou que a liberdade de expressão está consolidada no país.

Relações entre governo e grupo português de comunicação

Para finalizar o programa, tratamos da atuação do grupo português Ongoing no Brasil, através da empresa Ejesa (Empresa Jornalística Econômico S.A.), cuja sociedade está dividida em 70,1% com Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos e 29,9% com o grupo Ongoing, que seu marido preside, o português José Mascarenhas. A lei brasileira não permite participação estrangeira maior que 30%.

O aniversário do O Dia, jornal carioca adquirido pela Ejesa, teve a presença da presidenta Dilma Rousseff. O Brasil Econômico, jornal econômico que rivaliza com o Valor Econômico (Folha/Globo), tem como diretora de marketing Evanise Santos, esposa de José Dirceu, que é colunista do jornal. O grupo tentou adquirir no ano passado o SBT, em meio à crise provocada pelo Banco Panamericano.

Para ouvir nossos comentários sobre as relações político-econômicos neste caso, que traz ainda a Portugal Telecom e a aquisição de 25% da Oi, clique aqui.

PROGRAMA


O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Cepos, que está vinculado ao PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - após aprovação em editais.

O programa é transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3 e pelo site www.unisinos.br/radio todas as quintas-feiras às 20h, com retransmissão às 21h do domingo.

O Periscópio também é distribuído por e-mail para ser ouvido e baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres de todo o Brasil. A RádioCom, emissora comunitária de Pelotas, retransmite o programa todo domingo, a partir das 16h30, que pode ser ouvido em http://www.radiocom.org.br/.





« voltar





Desmontando os factoides da segurança de Estado ou da ausência da contra-inteligência nas instituições
2017-06-26 19:57:28

A Operação Mãos Limpas, versão brasileira e suas disputas internas
2017-06-21 11:00:14

A suposta orientação do Planalto para a ABIN espionar o ministro Fachin do STF
2017-06-14 17:26:57

Análise radiofônica para o Jornal dos Trabalhadores - a permanência de Temer após o resultado no TSE
2017-06-12 18:47:29

As manobras parlamentares e a tentativa de salva o governo Temer
2017-06-05 16:17:46

A dimensão internacional da auditoria da Petrobrás e da defesa jurídica da JBS
2017-06-01 23:19:17

Análise radiofônica a partir da troca do ministro da Justiça
2017-05-30 20:08:41

Análise em áudio, o Brasil após a repressão de 24 de maio de 2017
2017-05-29 21:00:57

Análise de Bruno Lima Rocha – Coluna após o Pronunciamento do Presidente Michel Temer no sábado 20
2017-05-29 20:55:03

O cenário político brasileiro
2017-04-26 20:58:05