Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 28 de abril de 2011


Assim como o Periscópio da Mídia, Requião não dá mole para os jornalistas de plantão. Nesta edição, o representante da "esquerda" do PMDB é destaque na análise da política e do futebol tupiniquim.

HYPERLINK para ouvir e baixar o programa

Anderson Santos

O programa da Rádio Unisinos FM “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” desta quinta-feira (28 de abril) discutiu ações anunciadas pelo governo para evitar o livre comércio de concessões públicas da radiodifusão e teve como personagem de dois dos quatro assuntos discutidos o senador, e ex-governador paranense, Roberto Requião (PMDB-PR). 

Os jornalistas Anderson Santos, Bruno Lima Rocha e Eduardo Menezes começam o programa debatendo o anúncio de ações do governo para evitar a aquisição de TV por laranjas e, além disso, a promessa de em até quatro anos o Ministério das Comunicações concluir uma análise profunda das outorgas de emissoras de rádio e TV. A proposta surgiu poucas semanas depois de denúncia do jornal Folha de S.Paulo sobre o comércio de concessões, assunto discutido no Periscópio do dia 07 de abril.

O primeiro bloco foi encerrado com uma pesquisa que aponta que as emissoras de TV deverão faturar 10 bilhões a mais em publicidade neste ano. No caso brasileiro, o crescimento estimado é de 20%, num mercado de comunicação em que tal meio de comunicação detém 60% do bolo publicitário e a Rede Globo recebe boa parte disso.

O segundo bloco do Periscópio da Mídia teve como protagonista o senador pelo PMDB do Paraná Roberto Requião, através de duas ações nesta semana. Envolto em algumas polêmicas ao longo de sua carreira política, Requião tomou na segunda-feira o gravador do jornalista Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes, e recortou a entrevista realizada com ele sobre sua aposentadoria enquanto ex-governador paranaense. O áudio desta entrevista está no programa.

O mesmo Requião preside a Comissão de Educação, Esporte e Cultura do Senado e foi o responsável pela audiência pública que reuniu na quarta-feira presidentes da CBF, do Clube dos Treze e do Cade, mais representantes das maiores redes de TV do país para discutir o imbróglio dos direitos de transmissão.

Além de comentários que atualizam a atual situação, cujos contratos de transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol entram em vigor em 2012, destacou-se a proposta do senador de que caso a Comissão ache necessário que se discuta a elaboração de um projeto de lei sobre o assunto. Vale lembrar que uma decisão do Cade é definida sobre aspectos econômicos em andamento e uma lei poderia estabelecer um limite a ser aplicado antes e durante qualquer processo de negociação dos direitos de transmissão.

O PROGRAMA

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS) e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - apoio este conseguido através da aprovação em editais das entidades, resultado da elaboração de projetos.

O programa em 2011 é conduzido pelos jornalistas Anderson Santos, Bruno Lima Rocha e Eduardo Menezes, mais Cláudio Cunha Santos na técnica, e é transmitido todas as quintas-feiras às 20h na Rádio Unisinos FM 103.3, com retransmissão às 21h do domingo, e no site www.unisinos.br/radio. O programa é distribuído para ser baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres.
Para se comunicar com a equipe do programa, enviando sugestões de pautas e formatos, críticas e reclamações, é só enviar e-mail para: periscopiodamidia@gmail.com./ Mande a sua sugestão de pauta e nos ajude na construção do programa.

Para ouvir e baixar o programa desta semana, basta clicar aqui.





« voltar





O Senado esquarteja os direitos dos trabalhadores
2017-07-19 22:54:53

Comentário sobre a sessão de comissão de constituição de justiça da Câmara
2017-07-19 22:52:29

A encruzilhada do relator da CCJ na denúncia contra Temer
2017-07-06 09:05:13

Temer como alvo da denúncia da PGR por crime comum
2017-07-05 09:37:31

O envio da denúncia do procurador Rodrigo Janot para o supremo e o despacho imediato do ministro relator da Lava-Jato, Fachin
2017-07-01 08:19:18

Desmontando os factoides da segurança de Estado ou da ausência da contra-inteligência nas instituições
2017-06-26 19:57:28

A Operação Mãos Limpas, versão brasileira e suas disputas internas
2017-06-21 11:00:14

A suposta orientação do Planalto para a ABIN espionar o ministro Fachin do STF
2017-06-14 17:26:57

Análise radiofônica para o Jornal dos Trabalhadores - a permanência de Temer após o resultado no TSE
2017-06-12 18:47:29

As manobras parlamentares e a tentativa de salva o governo Temer
2017-06-05 16:17:46