Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História, memória e historiografia.

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 08 de setembro de 2011


A 17º edição do Grito dos excluídos, dentre outras coisas, marchou em defesa de comunidades carentes submetidas à política de “higienização” que está em curso no Brasil, visando “adequar” o país para receber o maior evento de futebol do planeta.

Ouça e baixe o programa aqui.

Eduardo Menezes

No programa Periscópio da Mídia, o estudante de jornalismo Dijair Brilhantes e o jornalista Eduardo Menezes retomaram discussões que cercam os bastidores do futebol, alertando para a íntima relação entre eventos de grande apelo popular e o acobertamento das injustiças sociais.

 

Após conceder uma entrevista polêmica à jornalista Daniela Pinheiro da revista piauí, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi alvo de uma série de protestos na rodada de clássicos do Campeonato Brasileiro. Sua atual, e inegável, impopularidade acabou sendo ironizada pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, em recente matéria publicada no Estadão.

Escândalos de corrupção, favorecimento na promoção do sorteio preliminar das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 à empresa de marketing ligada às Organizações Globo e a possibilidade de veto da meia-entrada para os jogos são apenas alguns dos pontos abordados. Na contramão desse processo, em Fortaleza, comunidades que estão sendo despejadas em função das obras da Copa participam de um projeto de produção audiovisual que visa denunciar tais abusos. Caso por caso os acontecimentos são discutidos durante a primeira parte do programa.

No último bloco do Periscópio, os componentes do Cepos destacaram pontos importantes do manifesto organizado pela Sociedade Latino-Americana de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA). Na carta publicada no site do Grito dos Excluídos denuncia-se a política hegemônica neodesenvolvimentista e suas conseqüências. Nessa direção os apresentadores procuraram retomar o pensamento crítico latino-americano, base epistemológica da Economia Política da Comunicação, para problematizar a realidade brasileira, sobretudo em se tratando da crise capitalista e seu reflexo, inclusive, no futebol. Ouça e divulgue o Periscópio da Mídia. Fica o convite, também, para que você ajude-nos a construir a pauta dos próximos programas. Basta enviar um e-mail para: periscopiodamidia@gmail.com ou entrar em contato pelo twitter: @periscopioradio.

Sobre o Programa

O Periscópio da Mídia é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), cujo coordenador é o professor Valério Cruz Brittos. O Grupo Cepos está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e conta com o apoio das seguintes entidades: Capes, CNPq, Fundação Ford e FAPERGS. Cabe ressaltar, ainda, que estes apoios são obtidos através de editais públicos e não há nenhuma interferência institucional ou do coordenador do grupo na linha adotada pelo programa. A transmissão é feita pela Rádio Unisinos 103.3 FM, todas as quintas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 21h. A rádio pode ser ouvida também via internet. O endereço eletrônico é www.unisinos.br/radio. Este programa vai ao ar por rádios livres e comunitárias de todo o Brasil.





« voltar





Primeiros impactos da lista de Janot a partir dos depoimentos da Odebrecht
2017-04-15 13:29:32

Brasil: la denuncia de 98 políticos profesionales nombrados en la lista de la Fiscalía
2017-04-15 13:23:23

Divisão internacional do trabalho
2017-04-03 16:49:06

Viralatismo e eurocentrismo
2017-04-03 16:47:11

A estrutura da corrupção e do poder no Brasil
2017-03-13 17:22:24

La criminalización de las oligarquías políticas brasileñas
2017-03-11 11:50:17

8 de março, dia de luta, uma reflexão solidária
2017-03-08 21:18:10

El depoimento de Marcelo Odebrecht a la Suprema Corte Electoral de Brasil
2017-03-04 16:55:57

La indicación del ministro de la Justicia del gobierno golpista para la Suprema Corte Brasileña
2017-03-04 16:33:54

Eleições equatorianas - entrevista ao programa Café Cultura - Rádio FM Cultura
2017-02-22 12:19:27