Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História, memória e historiografia.

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia de 14 de abril de 2011


No livro O Operador (2006), do jornalista investigativo Lucas Figueiredo, narra-se em riqueza de detalhes a inferência maior dos brasileiros que acompanham a dinâmica da política nacional. Folha_literatura

Para ouvir e baixar o programa, basta acessar o seguinte link  

O programa da Rádio Unisinos FM “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” desta quinta-feira (14 de abril) debateu com maior profundidade a publicação do relatório da Polícia Federal sobre o “Valerioduto”, processo que está contido no contexto do caso do Mensalão, deflagrado em 2005.

Os jornalistas e membros do grupo de pesquisa Cepos Anderson Santos, Bruno Lima Rocha - excepcionalmente Eduardo Menezes não pôde participar do programa - comentaram informações divulgadas do relatório do delegado Luiz Flávio Zampronha, da Divisão de Combate a Crimes Financeiros da PF. As fontes foram matérias da Rede Brasil Atual e da Revista Carta Capital.

Dentre os assuntos tratados ligados à mídia, está a denúncia publicada pela Rede Brasil Atual com a nota do banco Opportunity para se defender do que foi publicado na Revista Época do dia 02 de abril, que coloca Daniel Dantas como financiador do “Valerioduto”: “Na Telemig, segundo informações prestadas à CPI do Mensalão, a maioria dos recursos eram repassados as Organizações Globo. Por isso, a apuração desses fatos fica fácil de ser feita pela Época". O que pode colocar o grupo da família Marinho no meio do esquema de caixa dois que, segundo o que foi divulgado pela Justiça, existiu nos governos FHC e Lula.

O segundo bloco do Periscópio tratou de vários temas: a tentativa da Globo de reproduzir na Internet o modelo de afiliação existente na TV, com 80% de produção nacional e 20% de produção local; a receita líquida do Grupo RBS cresceu 12,8% em 2010; e os militares começaram um abaixo-assinado pedindo a retirada da novela “Amor e Revolução” do ar, que trata do período da ditadura militar no Brasil – com cenas de tortura e depoimentos de torturados ao final de cada capítulo.

Para ouvir e baixar o programa, basta acessar este link 

PROGRAMA

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade(Cepos), que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS (Unisinos), e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apóiam esse projeto - apoio este conseguido através da aprovação em editais das entidades, resultado da elaboração de projetos.

O programa em 2011 é conduzido pelos jornalistas Anderson Santos, Bruno Lima Rocha e Eduardo Menezes, mais Cláudio Cunha Santos na técnica, e é transmitido todas as quintas-feiras às 20h na Rádio Unisinos FM 103.3, com retransmissão às 21h do domingo, e no site www.unisinos.br/radio. O programa completa nesta sexta-feira, 15, um ano no ar, com a análise de fatos referentes à produção midiática. Ele também é distribuído para ser baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres.

Para se comunicar com a equipe do programa, enviando sugestões de pautas e formatos, críticas e reclamações, é só enviar um e-mail para: periscopiodamidia@gmail.com./ Mande a sua sugestão de pauta e nos ajude na construção do programa.

Para ouvir e baixar o programa, basta acessar o seguinte link

Texto de divulgação de Anderson Santos





« voltar





Primeiros impactos da lista de Janot a partir dos depoimentos da Odebrecht
2017-04-15 13:29:32

Brasil: la denuncia de 98 políticos profesionales nombrados en la lista de la Fiscalía
2017-04-15 13:23:23

Divisão internacional do trabalho
2017-04-03 16:49:06

Viralatismo e eurocentrismo
2017-04-03 16:47:11

A estrutura da corrupção e do poder no Brasil
2017-03-13 17:22:24

La criminalización de las oligarquías políticas brasileñas
2017-03-11 11:50:17

8 de março, dia de luta, uma reflexão solidária
2017-03-08 21:18:10

El depoimento de Marcelo Odebrecht a la Suprema Corte Electoral de Brasil
2017-03-04 16:55:57

La indicación del ministro de la Justicia del gobierno golpista para la Suprema Corte Brasileña
2017-03-04 16:33:54

Eleições equatorianas - entrevista ao programa Café Cultura - Rádio FM Cultura
2017-02-22 12:19:27