Contato • •
Para falar conosco
com Bruno Lima Rocha
Fone: 55 51 9974 8052
correio eletrônico: blimarocha@via-rs.net OU blimarocha@gmail.com
MSN: blimarocha@hotmail.com
skype: bruno.lima.rocha
Para envio de correspondência física, documentos ou impressos em geral:
CAIXA POSTAL 1510
CEP 94480-970
Agência Santa Isabel – Viamão / RS - Brasil
 • voltar

|
 |
 | |  | | Artigos • para jornal, revistas e outras mídias •
Agonia do subsistema político gaúcho e a disputa pelo segundo lugar
05 de setembro de 2010, da Vila Setembrina de Farrapos traídos pelo apagar da memória da Epopéia Missioneira, Bruno Lima Rocha & Diego Costa
Nas eleições estaduais de 2010 no Rio Grande do Sul, o palco pela disputa do Palácio Piratini já está bem traçado. De um lado o candidato do PT, Tarso Genro, embalado pelo atual presidente Lula e o sucesso de Dilma Rousseff nas pesquisas eleitorais até o momento. De outro, a atual governadora do estado, Yeda Crusius do PSDB e José Fogaça do PMDB. Ao perceberem que o ex-prefeito por duas vezes de Porto Alegre já tem popularidade suficiente para chegar ao segundo turno, os ataques entre PSDB e PMDB acirram as relações entre aliados de longa data no pago. Inclusive já com reflexo dentro da Assembléia Legislativa, onde o PMDB está unido (algo raro) – fechou a bancada – barrando as propostas que poderiam dar alguma visibilidade ao governo do estado.
 ler • enviar • | |  | |  |
 | |  | | Teoria • texto no formato acadêmico •
Os militares e a política no Brasil republicano
Viamão/RS, setembro de 2002
Desenvolverei o tema, por opção, de forma pouco ortodoxa. Compreende-se, genericamente falando, dentro da literatura política produzida no Brasil (e sobre o país), duas posições básicas. Estas são citadas por Stepan no seu estudo pré-golpe e até o governo Médici. As duas posições seriam:
- os militares na política
- a política dos militares
Embora não descarte a validade destes conceitos, chamo a atenção de que a literatura já produziu extensivos e excelentes trabalhos a respeito do tema.
 ler • | |  | |  |
|