Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Publicações •



O Lulismo se consagra: crise política, nordeste e inclusão ao consumo




20 de setembro, Rafael Butigahn

Após oito anos de Lula à frente do Poder Executivo, o país mudou. Os números sociais são insuperáveis e irrefutáveis. Os lucros da banca também e os do latifúndio idem, com direito a um escancarado aumento da concentração de terras. Analisar esta virada no país capitalista (para cima) e nas esquerdas eleitorais e políticas (para baixo) sempre foi uma tentação para Bruno Lima Rocha.

Retrato em tons de cinza e colorido tropicalês da luta de um sobrevivente da política. Esta é a cor do livro O Lulismo se consagra: crise política, nordeste e inclusão ao consumo, que mostra a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva em seus dois mandatos de presidente da República e o incrível talento para driblar dossiês de aloprados, tabajaras e outras estripulias dos próprios aliados.

O livro, que marca a estreia do Estratégia & Análise em publicação de conteúdo nacional, pode ser adquirido pelo site e e-mail da Editora Deriva. Ele também está à venda na livraria Ladeira Livros, na Rua General Câmara, 385, Centro, Porto Alegre-RS. O telefone da livraria é (51) 3286-3151 e o contato por correio eletrônico se dá com o Mauro Livreiro.


ler •
• voltar

enviar •



No país do futebolês




20 de setembro, Anderson Santos

Conta-se nos dedos os profissionais que noticiam matérias sobre futebol no Brasil que superam os resultados do campo ou as fofocas de quem saiu à noite ou chegou atrasado nos treinos. O Brasil vive um período de efervescência esportiva no campo administrativo, mas são poucos os que escrevem sobre as relações de poder em torno de algumas decisões.

No país do futebolês, Bruno Lima Rocha trata de episódios que ocorreram “Além das Quatro Linhas”, num período que abrange as duas últimas Copas do Mundo FIFA, de 2006 a 2010, com a maioria deles publicados no site Estratégia & Análise. Momentos de um cotidiano tão importante para os brasileiros e sua relação, dentre outras coisas, com a Indústria Cultural, sempre com a visada crítica da Economia Política.

O livro pode ser adquirido pela página e e-mail da Editora Deriva. Ele também está à venda na livraria Ladeira Livros, na Rua General Câmara, 385, Centro, Porto Alegre-RS. O telefone da livraria é (51) 3286-3151 e o contato por correio eletrônico se dá com o Mauro Livreiro.


ler •
• voltar

enviar •



Diário de Expediente

capa, editora Deriva, arte de Paulo Capra



Eduardo Menezes

É impossível não dedicar algumas linhas para recomendar a leitura do livro “Diário de Expediente”. Antônio Ferreira, protagonista da história, pode ser qualquer um de nós. O caderno de anotações, onde descreve sua experiência degradante no departamento comercial de uma empresa de segurança privada do Rio de Janeiro, coloca a todos em contato com sentimentos indesejáveis aos proprietários da força de trabalho. Não me refiro apenas ao ódio de classe, fundamental para não aviltar-se, mas, acima de tudo, à solidariedade, tão necessária para a construção de uma sociedade mais justa.

Ao escrever esse diário o autor revela o potencial da ironia, por vezes, destrutivo. Trata-se de um método a ser empregado apenas contra os inimigos de classe. Jamais com amigos e companheiros de luta. O objetivo de melindrar, constranger e, até mesmo, ferir outra pessoa, precisa ser direcionado a quem pretendemos eliminar. Da mesma forma, é fundamental saber achar graça das coisas. Valendo-me de um recurso muito utilizado pelo autor, o qual, em algumas passagens, se ampara em letras de músicas para exemplificar seu pensamento, considero que “rir de tudo é desespero” - frase utilizada por Frejat em “Amor para recomeçar”. Ao longo de seu relato Ferreira mostra a medida certa do escárnio. Conspira contra a lógica escravagista da atividade profissional sem perder o humor. Deixando que nos roubem essa habilidade, é meio caminho andado para a total dominação dos patrões.

A obra está à disposição para compra pela internet na Estante Virtual e pela Editora Faísca. Também pode ser adquirido diretamente na página na Editora Deriva ou pedidos pelo e-mail da mesma.


ler •
• voltar

enviar •



História por Anarquistas




Análise de narrativas da História pela perspectiva de pensadores e “teóricos” do anarquismo, como Proudhon, Bakunin, Kropótkine, além do historiador Rudolf Rocker. O livro parte do princípio de que uma das funções da História é servir de instrumento para a transformação da sociedade, sendo utilizada assim pelos mais variados “agentes sociais” como “guia para ação”. Por isso a necessidade de definir os conceitos de passado ontológico e epistemologia do passado. Os autores Anderson Romário Pereira, Bruno Lima Rocha e Felipe Corrêa revisam a discussão de processo histórico nos escritos anarquistas, o que só é possível fazer a partir do resgate de escritos anarquistas clássicos e sua indispensável atualização.

A obra está à disposição para compra pela internet na Estante Virtual. Em Porto Alegre, “HIstória por Anarquistas” está à venda na livraria Ladeira Livros, na Rua General Câmara, 385, Centro da capital gaúcha. O fone da livraria é 51 3286 3151 e o contato por correio eletrônico com o Mauro Livreiro. Também pode ser adquirido diretamente na página na Editora Deriva ou pedidos pelo e-mail da editora.


ler •
• voltar

enviar •



Palavras de Luta e Compromisso




Versos essencialmente escritos por motivações libertárias. O livro Palavras de Luta e Compromisso é assinado por Antônio Ferreira, mas também por Naef Baghlini, ambos pseudônimos de Bruno Lima Rocha. A partir de um sentimento de entrega pessoal e dedicação à peleia coletiva, os textos do autor dizem respeito às paixões que levam um homem a viver e lutar, sem sucumbir às pequenas derrotas, superando assim os dramas diários e as maiores vergonhas para um anarquista: suas próprias contradições e conflitos interiores. Fala-se em detalhes de política, cultura tropeira, urbanidade no Rio de Janeiro, arte marcial, movimento pan-árabe, revolução e vida privada. Por entre cada uma dessas palavras, brilha a querida estrela solitária alvinegra que nos conduz sob um facho de luz botafoguense, do anjo torto Mané Garrincha, a Alegria do Povo e do time de maior torcida entre a esquerda carioca.

A obra está à disposição para compra pela internet na Estante Virtual. Em Porto Alegre, “Palavras de Luta e Compromiso” está à venda na livraria Ladeira Livros, na Rua General Câmara, 385, Centro da capital gaúcha. O fone da livraria é 51 3286 3151 e o contato por correio eletrônico com o Mauro Livreiro. Também pode ser adquirido diretamente na página na Editora Deriva ou pedidos pelo e-mail da editora.


ler •
• voltar

enviar •





A Polícia Federal após a Constituição de 1988 »

Idiossincrasias da Política Gaúcha - Pacto oligárquico, co-governo e outros absurdos (2005-2006) »

O grampo do BNDES: quando o complemento da ABIN é a mídia oficiosa »



ver todos »