“ ... segue o ex-militante a lembrar....
A denúncia feita pelo economista Paulo de Tarso Vasconcelos, o PT Vasconcelos, como era e é conhecido. O ano era 1996.
Ele denunciou o que ficou conhecido como CPEM, Consultoria para Empresas e Municípios. O operador, Roberto Teixeira, compadre do Lula e dono da casa onde o Lula morou de graça por mais de 10 anos e dono do sítio onde o Lula batia uma bolinha e fazia seus churrascos de fim de semana, como se fosse o dono. Lula nunca pagou aluguel e isso foi muito discutido.
O foco inicial da denúncia foi a prefeitura de São José dos Campos e a prefeita era essa deputada gordinha do PT, que está numa das CPIs, Ângela não sei o sobrenome. Roberto Teixeira , através da CPEM "prestava serviços" a prefeituras do PT, em muitos casos nem entregava o "trabalho" e dava uma parcela, parece que de 25% ao caixa 2 do PT.
PT Vasconcelos fez uma carta ao Lula, esperou um ou dois anos, e não aconteceu nada. Aí, ele resolveu ir à imprensa e foi um enorme escândalo. O PT fez uma comissão interna de sindicância, Helio Bicudo, José Eduardo Cardozo (o deputado federal) e Paulo Singer (o economista).
O relatório deles, recomendando uma punição ao Roberto Teixeira, foi expurgado de algumas conclusões, que foram divulgadas pelo Helio Bicudo quando deixou o PT, atirando chumbo pesado no Lula, há menos de dois meses. Na época em que o relatório foi assinado, entregue e expurgado, PT Vasconcelos foi expulso do partido (1998).”