O programa de telejornalismo policial de José Luiz Datena, Rede nacional da Band TV acaba de expor uma gravação da instrução da Guarda Civil Metropolitana. Quem fala é o inspetor Carneiro, instruindo a bater do pescoço para baixo, isto para evitar lesões mortais.
A instrução diz respeito a conduta da tropa municipal na ronda ao redor do estádio do Morumbi, em partida ser realizada hoje às 20:30, Corinthians x São Paulo. A partida é mais um dos 11 jogos cancelados e remarcados pelo Zveitão, arbitrado pelo Edilsasso.
Voltando ao vídeo transmitido em rede nacional. A palavra de ordem deste militar a serviço da prefeitura de São Paulo, instruindo uma Guarda que, ao menos no estatuto, é Civil, é clara:
- Eliminem o oponente!
Tal demência, somada com a truculência do BP Choque 3, a unidade PM que patrulha os estádios no estado de São Paulo, é um convite à tragédia. A criminalização da pobreza, atinge a todos os níveis, aumentando os níveis repressivos também para a maior paixão nacional, e portanto, popular.
A propósito, um dos símbolos da Guarda é um Bandeirante. Muito bem apropriado, caçador de índios e negros, traficante de escravos e genocida.
Na nota abaixo vão os nomes dos responsáveis pela possível tragédia a desenrolar de agora até às 24:00hs.