Hoje, todos os jornais do eixo Rio e SP, além dos principais blogs de política do país deram com destaque a declaração do Prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL-RJ), que dizia "retirar sua candidatura à presidência para apoiar José Serra (PSDB-SP), Prefeito de São Paulo." Para Cesar, "qualquer objeção que o PFL tinha contra Serra no passado, não existe mais"..
E choveram análises políticas, desmentidos pefelistas " ainda não há nada definido, ainda queremos uma candidatura própria "e reclamações tucanas" estamos estudando o melhor nome para concorrer e só em março, haverá uma definição".
Tudo para inglês ver e quem sabe até acreditar. Na semana passada, Serra almoçou com Maia e tiveram uma longa conversa. Eles se conhecem há quase 40 anos, viveram exilados
no Chile, são engenheiros com formação como economistas, casados com chilenas. No último fim de semana, os comandantes do PFL (Maia, inclusive) se reuniram em Aracaju(SE) “e por enorme coincidência”, lá também estavam, José Serra e o Governador de SP, Geraldo Alckmin.
Ao voltar ao Rio, Cesar Maia fez a declaração que deixou o meio político agitado. O prefeito do Rio, encarnação híbrida de Pereira Passos, Cesar Maia tem fama de louquinho, mas não é. José Serra tem fama de obsessivo e é. A conferir!
Com ou sem cargo eletivo, Maia exercerá um papel relevante num possível governo de Serra. Podemos ter uma leitura de que a direita vai se renovando com quadros vindos da centro-esquerda, mais capacitados tecnicamente, e mais avançados em capacidade de governo do que seus pares oligarcas. Alguém se recorda da mescla de um Executivo forte com potencial tecnocrático, o que que deu?! Lobistas, preparem-se para tempos difíceis para negociação. Ou, apóiem em peso a Alckmin, que é mais potável, apetecível a FIESP e um político obediente e nada intempestivo. Lacerda não morreu e reencarnou na Mooca, ta dado o recado.
Em tempo: Há mais de um mês, esta página adiantou para seus abnegados leitores os nomes da chapa PSDB/PFL para 2006. ... Lembram?