José Dirceu está enviando uma carta para o endereço residencial de cada um dos 512 deputados que podem cassar seus direitos. No texto, pede desculpas pela arrogância, lamenta o julgamento da mídia e apela para que seus direitos políticos sejam preservados.
Sem dúvida, José Dirceu era mais coerente quando participava da Dissidência do Partido Comunista Brasileiro em São Paulo (DI-SP), depois do Agrupamento Comunista de São Paulo, este racha, o início da organização político-militar Ação Libertadora Nacional (ALN), sob o comando do ex-deputado federal constituinte de 1946, Carlos Mariguella.
Dirceu periga encerrar sua carreira política pedindo arrego na mesma casa que votou a independência vinculada a Portugal. Sim, o parlamento brasileiro é antigo e quase bi-centenário. Lembramos, foi a bancada brasileira que fora às cortes do Porto, em 1820, comandadas pelo maçom José Bonifácio de Andrade, que optara pela independência vinculada sem romper com a ordem escravagista. Qualquer semelhança com uma ex-geração de guerrilheiros que caiu na jogada de abertura de Golbery e 25 anos chegou ao Planalto não é mera coincidência.
A propósito, na origem de seu pensamento político, Bonifácio de Andrade também se dizia republicano e abolicionista. Terminou côo terminou, como pai adotivo renegado de Pedro I, conhecido em Portugal como “Pedro, o traidor”.