Este homem foi, por mais de 20 anos, a referência viva para duas gerações de ativistas e trabalhadores da comunicação no Brasil.
– Foto:” alt=”
Este homem foi, por mais de 20 anos, a referência viva para duas gerações de ativistas e trabalhadores da comunicação no Brasil.
– Foto:” class=”image”> Este homem foi, por mais de 20 anos, a referência viva para duas gerações de ativistas e trabalhadores da comunicação no Brasil.
Respeitosamente reproduzo abaixo a Nota distribuída pela Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas do RS com o falecimento daquele que foi a referência para toda uma geração de ativistas da comunicação, onde modestamente me incluo. Na nota seguinte mando uma breve avaliação do momento vivido.
“Adeus a um guerreiro
Os movimentos democráticos e populares do Brasil perderam, na tarde de terça-feira (30/5), em Porto Alegre, um de seus maiores guerreiros. É com grande
Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), Daniel era representante dos jornalistas no Conselho de Comunicação Social. Participou de diversas gestões da Fenaj e foi fundador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom). Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. Trabalhou na imprensa independente, foi professor de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina – foi o primeiro chefe de seu Departamento de Jornalismo – e coordenador-geral de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (1989/1990).
Autor do livro A história secreta da Rede Globo, Daniel dedicou grande parte de sua vida à luta pela democratização da comunicação e da sociedade brasileira. Foi, também, um dos principais formuladores do Programa de Estímulo à Qualidade de Ensino de Jornalismo da Fenaj.
Há vários anos Daniel Herz lutava incessantemente contra um câncer, que não o impediu de
Daniel Herz deixa mulher e três filhos e está´sendo cremado nesta quarta-feira (31/5) no Crematório Metropolitano de Porto Alegre (Av. Prof. Oscar Pereira, 584, Azenha), onde houve cerimônia pública das 12h às 14h.”
