Deu no CMI vindo do site Fazendo Media, dos estudantes de comunicação social da UFF. Os dados são assustadores. Cada vez o tema da comunicação democrática torna-se central e estratégico para o movimento popular latino-americano.
“ Hoje, seis conglomerados – Disney, Viacom, Time Warner, News Corp, Bertelsmann, e General Electric – controlam mais de 90% do mercado mundial de mídia, dentre jornais, revistas, livros, rádios, TVs, CDs e cinema. Isso significa que a maior parte das informações que recebemos todos os dias é determinada por interesses muito específicos, de fundos econômicos, políticos e ideológicos.
No Brasil, os latifundiários da mídia respondem pelo sobrenome: Marinho (Globo), Abravanel (SBT), Saad (Band), Civita (Abril), Frias, (Folha/UOL), Mesquita (Estadão), ao lado da Igreja Universal (Record) e dos Sirotsky (RBS), grupo regional. Pode-se
Para
Um último comentário; note-se que o grupo da família Sirotsky, atuando no Rio Grande e em Santa Catarinaaparece como o maior grupo regional entre as diversas retransmissoras da Globo. Vale