13 de janeiro de 2016, Bruno Lima Rocha
Outra Salsa de Combate, outra Salsa divina. Esta aparição na TV en Super Sábado Sabroso traz ao palco Ismael Miranda. Conhecido como “el niño bonito de la salsa”, nasceu em Aguada, Porto Rico e toca ao vivo em programa de televisão de 1975 a esta canção-composição divina de Ruben Blades (sempre ele). Nota-se a participação especial nas maracas Roberto Mano de Piedra Durán, o orgulho de Panamá e ídolo do bairro brabo de Chorrillo, na parte colonial da Cidade do Panamá. Para quem gosta da nobre arte, em especial aos estilos de matriz africana, Durán foi campeão mundial como pugilista profissional em três categorias! A orquestra de salsa – sim uma orquestra, assim como uma bateria de escola de samba é uma sinfônica inteira e o mestre de bateria é um regente, só que do povo – que acompanha Ismael é o supergrupo La Libertad, de México. Neste poema sonoro e audiovisual para a unidade de Latino América, a letra e o acompanhamento é panamenho, o cantante é boricua e o grupo é de conterrâneos de Zapata e Magón!
A letra é uma analogia ficcional a trajetória real de Victoriano Lorenzo (foto da postagem), caudilho do istmo panamenho e um herói popular do Panamá com a estatura de Augusto César Sandino para a Nicarágua. Victoriano tem uma vida breve (leia aqui sua trajetória político-militar), caindo em combate aos 36 anos de idade. General de homens livres, eleito em assembleia popular, marcou a via do povo do istmo e do Cauca na guerra contra os conservadores – a guerra dos mil dias (1899-1902) tantas vezes relatada na fantástica prosa de Gabriel García Márquez – sem aderir aos caudilhos liberais.
A salsa foi forjada a ferro e fogo como uma nova significação para a rumba, o mambo, o afro-jazz, a bossa nova brasileira, o samba e todo o ambiente do Grande Caribe nos bairros de imigrantes latino-americanos na cidade de Nova York. Há quem diga que a salsa “pertence” ao Bronx assim como o 52 Blocks “pertence” ao Brooklyn. No coração do Império, os oprimidos de África e América Latina se reencontram e renascem.
Vuelve Cipriano, Vuelve Victoriano, Viva la Salsa. Segue a letra magistral de Ruben Blades.
Vuelve Cipriano – letra de Ruben Blades
En mil ochocientos seis
Allá por el mes de enero
En las llanuras del Piame
Cayó Cipriano Armenteros…
Asi fué…
El pueblo se reunió a ver
Cuando preso regresaba
Escoltado por las tropas
Que el cabo Flores mandaba la gente al verlo caído
de él reía y burlaba
Armenteros en silencio
solo miraba y callaba.
Los hombres del bandolero
al rescate se lanzarón
por Calidonia pasarón
temprano de madrugada
Emeterio y Pascual Gómez
desfilaban en vanguardia
Mederos llevaba el centro
y Facundo en la retaguardia.
La banda atacó e’ sorpresa
al galopes sus caballos
la tropa dormía en defensa
los españoles confiados
cuando empezó el tiroteo
quedó Armenteros salvado
así lo cuentan los viejos
así se fugó Cipriano.
Y dicen que andan buscando
a los que de él se rieron
en el pellejo de esa gente
mi hermano estar yo no quiero
Coro:
Y tiembla la tierra, se escapó Armenteros.
Las ventanas estan cerradas
no se abren ni por dinero
todas las puertas trancadas
ay con la llave del miedo.
Y tiembla la tierra, se escapó Armenteros.
Por Calidonia pasaron
temprano de madrugada
mira tu si tenían miedo
que ni los gallos cantaban.
Y tiembla la tierra, se escapó Armenteros.
Están corriendo los blancos
están corriendo los negros
esta rezando to’ el mundo
y prendiendo bugue en los pueblos.
Por los lagos de Veraguas
me dicen que lo vieron
el sol escondia sus rayos
por temor al bandolero