A leitora do blog do Noblat, que assina comoIda e quasesemprepostaumcomentário dos meusartigos, nos brinda com essa informaçãoabaixo, coletada porela, retirados os dados da Istoé. Reproduzimos aquiportanto, doiscomentários postados porelaontem, no Blog de Noblat, a partir de meuartigoque postarei aquiamanhã.
“ De acordocom a papelada, a que ISTOÉ teve acesso, somente no ano
de 2001 o fundo de investimento da Atrium enviou U$ 2 bilhõespara a Tucano, uma subconta da conta do Beacon Hill no Chase Manhattan.
Os documentos mostram que o dinheiroera creditado da contanúmero 100174903483 no Citibank de Nova York. A Tucanoera alimentada aindaporcontas da própriaTucano no Uruguai e no Paraguai e porcontas
de empresas offshore montadas emparaísosfiscais, emváriosbancos
de Nova York. Porexemplo, só da conta da Astecca Financial Corp. (offshore das IlhasVirgens Britânicas), no Connecticut Bank of Commerce, a Tucano recebeu U$ 4,2 milhõesem 2001. A contanúmero 100174903483 ganhou uma boladaaindamaior: U$ 9,6 milhões. As investigações do MinistérioPúblico dos EUA mostram que o Atrium e outrosfundos eram usados paratransportar o dinheiro da Tucano
paraparaísosfiscais e depois trazê-lo de volta ao Brasil pormeio de operações na Bolsa de Valores.
Idaperguntapara os leitores:
– Por essas e outras, o Brasil votou no PT. Adiantou?
Uma investigação do MinistérioPúblico dos EUA concluiu, no entanto, que o fundo de investimento da empresa, a Atrium Capital – Limited Partners, foi utilizado paraajudar a lavar o dinheiro da contaTucano no Chase Manhattan Bank de Manhattan. A promotoria distrital de Nova York descobriu que, após o fechamento da agência Banestado emNova York, em 1999, o fundo da Atrium e outras empresas estabelecidas emparaísosfiscais enviaram para a Tucano U$ 200 milhõesnosúltimostrêsanos. O nome da empresaamericana aparece emváriosdocumentos da Beacon Hill, escritório especializado emlavagem de dinheiroque abriu a contaTucano. Montado ao lado do conglomerado do Citibank emNova York, a Beacon Hill fechou suasportasemfevereiro, após ISTOÉ ter trazido à tona a remessa ilegal dos U$ 30 bilhõespara o Exteriorporintermédio do Banestado.”
Comentáriofinalmeu. A reproduçãoquaseidêntica do modo de fazerpolíticajá consagrado das oligarquias, da classepolíticapaulista e paulistanaemespecial, os aliados de últimahora, são a fotocópia da interna do governoLulahoje. Também há que se perguntar, atéquandonossaeconomiasemlastro, governada pelo Copom monetarista, vai agüentartantaespeculação?!
Temer a bolhaespeculativa é sinal de juízo. Temer a livrecirculação de capitalvolátil é sinal de defesa. Temer a soma disso compolíticosque se deixam corromper é sinal de limpeza.