Enquanto no Brasil se avizinha uma crise entre os poderes da república, no vecino hermano Uruguay sepassa um perigoso jogo de gato e rato. A direita militar pressiona o governo da Frente Ampla, de programa tão ou mais neoliberal que o de Palocci e Lula. Isto, para ver até onde o novo partido forte do país aguenta. A forma de fazer isso é empurrando a ultra-esquerda para o conflito direto com o governo eleito.

Uma destasvariáveis utilizadasé o aumento da repressão, sendo que no momento o Uruguay tem 4 presos políticos. Em um país onde quase 2/3 mais da população mora na área metropolitana da capital, criar um ou mais fatos políticos é algo bastante fácil.

No mundo real, que passa pelos corredores de governo, quartéis, gabinetes e nas sombras, a coisa vai esquentando.A primeira reação é a campanha pela liberdade dos 4 presos nos sucessos da Ciudad Vieja, zona bancária de Montevideo, capital uruguaya. Se por acaso estes militantes sociais não forem soltos em curto prazo, a campanha vai aos poucos se radicalizando, com a certeira resposta de mais presos e confrontos.

Sorte do movimento popular uruguaio foi a data destes eventos. Para quem quer se posicionar de forma independente ao governo, há a necessidade de começar a pelear desde logo. Senão, passados 3 ou 4 anos (lá o mandato é de 5 anos), já não dá mais tempo para ser oposição real. E, assim como no Brasil, o duplo discurso não convence mais a ninguém.

A volta do mundo das sombras, que nunca deixou de existir mas sim de assustar aos neófitos e aos desavisados, vem com uma novidade. Nesta conjuntura, os governso oriundos da esquerda se aliam aos militares e policiais de tempos de repressão e ditadura. A diferença é na forma da aliança; Lula gostaria de ser um aliado estratégico das FFAA. Não pode em função de seus parceiros na governabilidade, a Banca e o sistema financeiro. Já Tabaré, por enquanto se alia taticamente. Se a panela de pressão ferver, quem sabe não faz também uma aliança estratégica?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *