úlia Klein Caldas, Dieila dos Santos Nunes e Bruno Lima Rocha Beaklini
Atlas Network é uma instituição que busca difundir o discurso neoliberal, repaginado sob uma estética palatável, denominado de “novo neoliberalismo”. É objetivo deste artigo identificar e analisar estratégias textuais e discursivas de argumentação utilizadas pela Atlas Networkpara compor sua imagem institucional em defesa do pensamento neoliberal. Nas reflexões teóricas concernentes ao neoliberalismo, convocamos, entre outros, Vidal e Brum (2020) e Baggio (2016); no que tange às noções de base do discurso argumentativo,apoiamo-nos em Charaudeau (2005; 2008; 2010). Nosso objeto de estudo é um exemplário selecionado “ao voo”(MOIRAND, 2020) da seção “Nossa História”, disposta no site da instituição. Os resultados indicam que a Atlas Network emprega diferentes recursos textuais de argumentação para fundamentar a sua proposta de mundo e expressar o ponto de vista da organização. Concluímos que os valores neoliberais explicitados buscam influenciar o interlocutor a aderir ao novo neoliberalismo.
Palavras-chave: Think tanks. Discurso. Novo neoliberalismo. Argumentação.