por Dijair Brilhantes
Saiu o primeiro campeão do Brasil
Na fria noite de 08 de junho de 2011, em Curitiba, no Paraná, o Brasil teve seu primeiro campeão do ano. O Vasco da Gama jogou pouco, parecia time pequeno, perdeu por 3×2, mas devido ao regulamento ganhou sua primeira Copa Kia do Brasil.
Parecia que seria fácil, aos 11 minutos do primeiro tempo, Alecsandro livre na área abriu o placar para o Vasco. O gol desestabilizou o time paranaense. Até que aos 29 minutos veio o empate com o limitadíssimo, mas aguerrido centroavante Bill. O Couto Pereira “balançou” e a equipe cruzmaltina “tremeu”, nem de longe lembrou o Vasco do artilheiro Roberto Dinamite (hoje presidente do clube) dos anos 70 e 80, e antes do intervalo o Coritiba já vencia o jogo por 2×1.
Dos 180 minutos, restavam somente 45 para o Coxa branca fazer mais um gol e não levar mais nenhum. Mas no início do segundo tempo Eder Luís chutou de longe, e o goleiro Edson Bastos aceitou, era o empate dos cariocas. Com muita vontade e determinação, o Coritiba encurralou o Vasco em seu campo, e aos 21 minutos Willian acertou um belo chute no ângulo de Fernando Prass. Havia tempo para o time paranaense fazer mais um gol e chegar ao inédito título. Mas faltou futebol, só disposição não faz times campeões.
O Vasco da Gama ganha seu primeiro título de elite pós era Eurico Miranda, o ex-centroavante agora presidente Roberto Dinamite começa a cair nas graças da torcida. Os clubes cariocas parecem estar em ascendência no cenário nacional, Flamengo e Fluminense venceram os dois últimos campeonatos Brasileiros, e agora foi à vez do Vasco ganhar a copa do Brasil.
Restou aos coritibanos dar continuidade ao trabalho sério que o clube vem exercendo desde o ano 2010, para voltar a conquistar um grande título, o que não acontece desde 1985.
dijairalemdasquatrolinhas@gmail.com