por Dijair Brilhantes
Paulo Odone X Renato Portaluppi
Na tarde de quinta-feira 30 de junho, aos gritos de fica Renato e fora Odone, o vice-presidente de futebol Antonio Vicente Martins anunciou a saída do maior ídolo da torcida gremista do cargo de treinador.
A relação entre Paulo Odone e Renato Portaluppi nunca foi das melhores. O dirigente sempre deixou claro nas entrevistas que não gostava do jeito que Renato escalava o time. Quando voltou a presidência do Grêmio no início de 2011, Odone tinha outros nomes em mente para treinar o time, mas a campanha impecável no segundo turno do Brasileirão 2010, obrigou o cartola a renovar com o ídolo gremista.
Nos maus resultados o mandatário maior do clube gaúcho, sempre “alfinetava” o técnico de alguma forma. A perda do campeonato estadual e o mau início no Brasileirão 2011 anteciparam o desejo do presidente, e o eterno camisa sete foi convidado a se retirar do clube.
O Portaluppi nunca foi o técnico que a presidência queria, a relação de Renato com a torcida incomodava Odone, o presidente que sempre gostou de ser o centro das atenções, via seu “brilho” ofuscado pela presença de um ídolo na casa mata. No início do ano a direção entregou um time limitado ao técnico, perdeu o goleador Jonas para o futebol espanhol, e fracassou na tentativa de trazer Ronaldinho Gaúcho após dar como certa sua contratação. A saída de Renato parecia questão de tempo.
Desculpe Renato o deputado não gosta de ti
Pela primeira vez nos meus 26 anos de vida, vi uma torcida pedir a não demissão de um técnico. Mas o presidente Paulo Odone neste caso parece não se comover com apelos populares. Presidente este que usou a mesma torcida para elegê-lo deputado estadual (PPS) em 2010, deu as costas e tapou os ouvidos, praticamente adonou-se do clube. Entre as manifestações um torcedor erguia um cartaz com o dizer “Desculpe Renato, mas o deputado não gosta de ti”, como a banca paga, mas também cobra Paulo Odone terá dificuldade para eleger-se sindico do prédio onde mora nos próximos anos.
dijairalemdasquatrolinhas@gmail.com
Twitter: @dijairbrilhante