Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 26 de maio de 2011


Fundo Monetário Internacional e Dominique Straus-Kahn possuem mais semelhanças do que se imagina.

Hyperlink para baixar e ouvir o programa

Anderson Santos

O programa da Rádio Unisinos FM “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” 26 de maio debateu a desinformação especulativa sobre a prisão do direitor-geral do FMI, o requerimento para criação de uma CPI sobre o Ecad, a proposta da TIM para ser parceira do Governo no Plano Nacional de Banda Larga e a ajuda global para Palocci elaborar a “Carta aos Brasileiros”, em 2002.

Os jornalistas Anderson Santos, Eduardo Menezes e o estudante de Jornalismo Dijair Brilhantes iniciam o programa debatendo a quantidade de especulações econômicas fornecidas pela mídia com a prisão de Dominique Straus-Kahn, diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, por abuso sexual a uma camareira de hotel nos EUA. O fetiche do poder de DSK bem que poderia ser uma metáfora para o comportamento predatório do FMI...

Na pauta seguinte, comenta-se a apresentação no Congresso Nacional de requerimento do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para criar uma CPI para “investigar a forma que o dinheiro do artista é administrado” no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Mais um caso em que o Estado se absteve de regular e que gera várias denúncias – só que estas são publicadas pelos grandes meios de comunicação.

O segundo bloco foi aberto com a proposta da Telecom Italia (TIM), de cobrir qualquer proposta da “nacional” Oi/Brasil Telecom para implementar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) no país. A curiosidade fica no fato de os italianos preverem um preço ao consumidor inferior aos R$ 35,00 propostos pelo Governo, quando as empresas de telecomunicações afirmavam ser impossível o valor proposto.

Em meio de mais um escândalo, o agora ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci aparece no Periscópio através de uma nota publicada no blog Conversa Afiada. Segundo Paulo Henrique Amorim - que apoia o governo petista - Palocci procurou João Roberto Marinho preocupado numa possível crise econômica caso Lula fosse eleito em 2002. A redação da “Carta aos Brasileiros” teria sido produzida com a ajuda do maior representante do oligopólio midiático nacional.

Para finalizar o programa, o áudio de uma entrevista realizada pelo graduando membro do Grupo Cepos, Jonathan Reis com o professor doutor Roger Bundt sobre os mercados de cinema do Brasil e do México. No trecho exibido, Bundt fala como e quando se dá a entrada do cinema hollywoodiano nesses países. (Caso queira ouvir a entrevista completa, acesse aqui).

Para ouvir e baixar o programa desta semana, basta clicar aqui


PROGRAMA

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS) e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - apoio este conseguido através da aprovação em editais das entidades, resultado de concorrência através da elaboração de projetos.

O programa em 2011 é conduzido pelos jornalistas Anderson Santos, Bruno Lima Rocha e Eduardo Menezes, mais Cláudio Cunha Santos na técnica, e é transmitido todas as quintas-feiras às 20h na Rádio Unisinos FM 103.3, com retransmissão às 21h do domingo, e no sitewww.unisinos.br/radio. O Periscópio é distribuído para ser baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres.

Para se comunicar com a equipe do programa, enviando sugestões de pautas e formatos, críticas e reclamações, é só enviar e-mail para:periscopiodamidia@gmail.com./

Mande a sua sugestão de pauta e nos ajude na construção do programa também pelo Twitter, através do perfil @PeriscopioRadio, podendo ter seu comentário falado durante a gravação do Periscópio.





« voltar





O Senado esquarteja os direitos dos trabalhadores
2017-07-19 22:54:53

Comentário sobre a sessão de comissão de constituição de justiça da Câmara
2017-07-19 22:52:29

A encruzilhada do relator da CCJ na denúncia contra Temer
2017-07-06 09:05:13

Temer como alvo da denúncia da PGR por crime comum
2017-07-05 09:37:31

O envio da denúncia do procurador Rodrigo Janot para o supremo e o despacho imediato do ministro relator da Lava-Jato, Fachin
2017-07-01 08:19:18

Desmontando os factoides da segurança de Estado ou da ausência da contra-inteligência nas instituições
2017-06-26 19:57:28

A Operação Mãos Limpas, versão brasileira e suas disputas internas
2017-06-21 11:00:14

A suposta orientação do Planalto para a ABIN espionar o ministro Fachin do STF
2017-06-14 17:26:57

Análise radiofônica para o Jornal dos Trabalhadores - a permanência de Temer após o resultado no TSE
2017-06-12 18:47:29

As manobras parlamentares e a tentativa de salva o governo Temer
2017-06-05 16:17:46