Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna de Rádio

Contenido en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Fale Conosco

LARI de Análise de Conjuntura Internacional

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Publicações em outros idiomas

Quem Somos

Sobre História

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial
















































Coluna de Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 12 de maio de 2011


Documento apresentado pleo WikiLeaks mostra incentivo dos EUA à intolerância religiosa. No Brasil, religiões de origem africana são as que mais sofrem com o preconceito, inclusive em grandes veículos de comunicação.

HYPERLINK para ouvir e baixar o programa

Anderson Santos

O programa da Rádio Unisinos FM “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” discutiu, dentre outros temas, o financiamento da CIA para pautar a mídia nacional contra punição a quem difamasse religiões. Além disso, trazemos mais um caso de desvio de recursos através da publicidade, caso da Operação Marcari que atua sobre os gastos dessa área no governo Yeda Crusius (PSDB), em especial os do banco estatal Banrisul.

Os jornalistas Anderson Santos, Bruno Lima Rocha, Eduardo Menezes e o estudante de Jornalismo Djair Brilhantes começam o programa debatendo o financiamento da CIA para que grupos midiáticos brasileiros falassem sobre os riscos que podem advir de se punir quem difame religiões – como comprovado em documento publicado pelo Wikileaks. O assunto veio à tona com a renúncia do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Daniel Lorenz, após suspeita de participar de esquema para difamar a comunidade árabe.

Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, O repórter Giovani Grizotti, a RBS TV Porto Alegre e a Zero Hora Editora Jornalística foram condenados a pagar R$ 15 mil de indenização ao Conselho Cultural e Artístico Pedras Brancas (de Guaíba-RS) e a seu dirigente Walter Luis Lopes, por publicarem matérias com informações inexatas sobre uma rádio comunitária.

Depois do “valerioduto”, o segundo bloco traz mais uma operação da Polícia Federal em que, segundo as investigações, a publicidade estaria sendo utilizada para desvio de recursos. A Operação Marcari investiga uma grande ofensiva publicitária do governo de Yeda Crusius (PSDB) que despejou milhões de reais em anúncios, patrocínios de eventos e campanhas. O MP denuncia superfaturamento nas ações de comunicação em eventos como a Festa da Uva e o Festival de Cinema de Gramado.

O Periscópio debateu ainda a diminuição da credibilidade da mídia com empresas estatais através da notícia que a Infraero também passou a publicar as entrevistas realizadas em seu site, como no polêmico caso da Petrobras. A diferença agora é que a Infraero só fará após a publicação no meio de comunicação.

Para finalizar esta edição, discutiu-se a demissão do profissional da Folha de S.Paulo devido à enquete feita sobre “sexo gay no nazismo”.

Para baixar e ouvir o programa, clique aqui.

PERISCÓPIO AGORA TEM PERFIL NO TWITTER

Para se comunicar com a equipe, enviando sugestões de pautas e formatos, críticas e reclamações, é só enviar e-mail para:periscopiodamidia@gmail.com./ Mande a sua sugestão de pauta e nos ajude na construção do programa.

Além disso, abrimos uma nova ferramenta de diálogo, o perfil no Twitter. Lá você poderá acompanhar ao vivo os temas que estão sendo debatidos, com algumas frases da discussão. A idéia é possibilitar uma intervenção durante a gravação do Periscópio e um contato mais imediato consco. Siga-nos: @PeriscopioRadio.





« voltar





O cenário político brasileiro
2017-04-26 20:58:05

A Cena política brasileira e as relações promíscuas entre o governo deposto e a mídia
2017-04-26 20:51:56

Primeiros impactos da lista de Janot a partir dos depoimentos da Odebrecht
2017-04-15 13:29:32

Brasil: la denuncia de 98 políticos profesionales nombrados en la lista de la Fiscalía
2017-04-15 13:23:23

Divisão internacional do trabalho
2017-04-03 16:49:06

Viralatismo e eurocentrismo
2017-04-03 16:47:11

A estrutura da corrupção e do poder no Brasil
2017-03-13 17:22:24

La criminalización de las oligarquías políticas brasileñas
2017-03-11 11:50:17

8 de março, dia de luta, uma reflexão solidária
2017-03-08 21:18:10

El depoimento de Marcelo Odebrecht a la Suprema Corte Electoral de Brasil
2017-03-04 16:55:57